sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Minicervejarias: na mira da mídia

Gosto de ler o jornal bem cedinho, antes mesmo do café da manhã e ao longo do dia vou checando as novidades pela Internet, no G1, quando sobra tempo.

Sexta-feira é dia de começar a leitura pelo excelente suplemento Rio Show, de O Globo, para já planejar as experiências do fim-de-semana. E hoje... supresa! Mais uma vez as ótimas minicervejarias ganharam duas páginas muito interessantes, indicando restaurantes do Rio de Janeiro que estão harmonizando receitas com cervejas especiais.
Podem anotar: as cervejas são o "vinho" da vez. A imprensa já descobriu isso. Afinal, jornais, revistas, sites, só publicam o que pode atrair leitores, certo? A mídia é um termômetro da sociedade. Mas...vou parar com a sociologia barata, que minha praia é outra!

O meu ponto de vista é que vai acontecer com a cerveja o que aconteceu com a indústria do vinho. Aliás, já está acontecendo: as pessoas estão descobrindo a sofisticação da degustação, as nuances e a personalidade de cada produto, aprendendo a saborear cervejas na temperatura correta, no copo certo e com a comida adequada!

Para quem não tem em mãos a edição de hoje de O Globo, pode ler aqui.

Esse tipo de reportagem é um ótimo estímulo para quem está começando a trilhar o caminho da produção de cerveja artesanal. Pela quantidade de pessoas que leram as dicas de "Como produzir meu primeiro chopp", imagino que teremos muito mais opções dentro de pouco tempo.

Acredito piamente que uma das melhores formas de armazenar a cerveja produzida artesanalmente é embarrilá-la. Hoje já há muitas opções de barris no mercado brasileiro. E depois, uma das formas mais eficientes de consumi-la é extraí-la através de uma chopeira. Como muitos já sabem, tenho o prazer de fazer parte da empresa que fabrica uma das chopeiras mais eficientes e bonitas do mercado, a CM35.
Boa leitura e bom fim de semana!
Saúde!
Jean-Claude

Nenhum comentário: