Outro dia, um amigo enólogo discutia numa roda com outro, fanático por chopp, que o vinho era bebida mais nobre, por ser mais antiga na história da humanidade. E eu, como apreciador de ambos, vinho e cerveja, fui à luta igual a um Sherlock Holmes do paladar.
O que descobri:
- é verdade que o vinho é a bebida mais antiga da humanidade, resultado da fermentação natural da fruta, no caso a uva. Provavelmente o ancestral do vinho nasceu da fruta caída no solo, fermentando naturalmente.
- é verdade também que a cerveja é milenar, mas ela é produto da cultura humana, ou seja, surgiu junto com a agricultura.
- Um dos relatos mais antigos da humanidade é a Epopéia de Gilgamesh, dos antigos babilônios, onde a referência à cerveja é claríssima.
Portanto, cada um tem seu valor e sua história. Mas uma coisa é clara: a cerveja nasceu da elaboração do gênio humano. Sozinha, a natureza não produz cerveja, mas até pode produzir “vinho”.
Conclusão: antiguidade não é posto! E só serve para animar rodas de conversa e alimentar nossa curiosidade. Sabor mesmo, é no copo! E eu adoro um chopp bem tirado, principalmente às sextas-feiras, numa mesa recheada de petiscos e bom papo. Mas também aprecio um bom vinho tinto, na temperatura certa, e… se for uruguaio, melhor!
Bom chopp pra vocês!
Um comentário:
Gostei muito do post! Parabéns!
Agora pra quem aprecia um chopp claro ou escuro, cremoso e feito de maneira artesanal, precisa conhecer os produtos da Cervejaria Kremer! Instalada em um local previlegiado, utiliza água da serra e ingredientes altamente selecionados, para oferecer a você um produto especial, de extrema qualidade e preço que cabe em qualquer orçamento!
Acesse www.choppkremer.com.br e saiba mais sobre como disponibilizar este delicioso chopp aos seus clientes ou em seu evento! Recomendo!
Postar um comentário