segunda-feira, 2 de junho de 2008

Cervejas Artesanais em alta!

Uma reportagem publicada na Revista Paladar, do Jornal O Estado de São Paulo, dia 1 de maio, comprova o que nós, apreciadores de cerveja, há muito já sabemos: as cervejas artesanais estão em alta no Brasil (e há mais tempo, no mundo). Com o sugestivo título de "Colarinho Feito à Mão, a revista na verdade estava promovendo uma segunda degustação de cervejas artesanais, da qual participaram dez produtos. A primeira edição do concurso tinha ocorrido em 2006, quando, segundo o repórter, tinha sido difícil selecionar dez participantes. Na versão 2008, ao contrário, havia mais de cem boas cervejas "feitas em casa".

Apesar da concorrência das grandes cervejarias nacionais e também das cervejas alemães e tchecas, é cada vez maior o número de pessoas que se aventuram na empreitada de produzir a bebida em pequena escala, seja para degustação própria, ou para iniciar um pequeno negócio.

Há cuidados a seguir, com a qualidade e com o processo de fabricação. Uma boa ajuda para quem quer começar são as dicas gratuitas "Como produzir meu primeiro Chopp", do especialista John Palmer, que nós da COLDMIX oferecemos aos interessados.

Um sucesso também é o mini-curso de Leonardo Botto, cervejólogo carioca e produtor artesanal caseiro de cervejas, com vários prêmios acumulados internacionalmente. Botto tem um calendário intenso, e o próximo curso no Rio de Janeiro, vai acontecer dia 19 de julho.

Nenhum comentário: