sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Cervejas Chinesas & Olimpíadas de Pequim / Beijing

As mestres-cervejeiras nacionais que me perdoem (continuo devendo um post sobre elas), mas não resisto a escrever algo sobre este imponente país que acaba de fazer em Pequim / Beijing uma abertura de Olimpíadas de arrepiar! Fiquei pensando no belíssimo texto de Sonia Bridi, na Revista do Globo de domingo passado (03 de agosto de 2008), com o sugestivo título de "China: modo de usar"...

Fui à minha fonte preferida e imediata de pesquisa: São Google. E encontrei duas notícias que quero compartilhar com vocês, que como eu gostam de cerveja e chopp.

A primeira notícia fala da inauguração de uma colossal fábrica da Heineken, a ser inaugurada em 2009, na China, na província de Guangzhou, cuja capital, a cidade de Guangzhou, se chamava Cantão (com deliciosa tradição culinária). São 120 milhões de dólares americanos para abocanhar uma fatia do gigantesco mercado chinês, que ano passado alcançou os 400 milhões de hectolitros de cerveja, com um crescimento de 12% em relação a 2006.

É de 2006 também a outra informação, desta vez do jornalista Gilberto Scofield, correspondente de O Globo na China. Atendendo a um pedido de um amigo, Scofield escreveu, em seu blog, sobre as cervejas mais populares na China e sua impressão ao saboreá-las. Segundo ele, a primeira na foto, TsingTao, é a mais popular, encontra-se em qualquer lugar, até no Tibete, e custa o equivalente a R$ 0,70 a latinha. É a mais encorpada e saborosa. As outras são a Yanjing e a Laoshan.

Como tudo é gigantesco na China, é claro que ela tem simplesmente o maior consumo mundial de cerveja, seguida pelos Estados Unidos, Alemanha e depois Brasil. Sua produção é muito fragmentada, tem cerca de 400 cervejarias, além, é claro, das grandes que têm apontado suas ações para este promissor mercado.

Veja este gráfico publicado pelo The Economist on-line:


Saúde!
------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: