domingo, 27 de julho de 2008

Road Brewer ou Cervejeira itinerante!

Dia desses esbarrei na Internet com uma notícia que me deu certa “inveja”, dessas que a gente gosta de dizer que é inveja boa: uma americana, mestre-cervejeira por 17 anos numa mesma empresa (a Steelhead Brewing Company), largou tudo e se lançou no que ela batizou de Road Brewer. Uma viagem de cinco meses por cervejarias norte-americanas e canadenses, costa a costa! Só visitando cervejarias, observando processos e saboreando diferenças! Tudo o que qualquer apaixonado por esta bebida deseja! Teri Fahrendorf colocou o pé na estrada em junho de 2007 e organizou toda a informação num bem estruturado e agradável site, onde é possível acompanhar o mapa, as fotos, o diário de bordo e dezenas de dicas sobre cerveja e cervejarias! Fiquei horas viajando com ela...

E esta experiência me fez pensar sobre as mulheres que conheço ou de quem ouço falar que não só são ótimas companheiras de chopp e cerveja, como mergulharam na especialidade, são mestres-cervejeiras talentosas e premiadas, professoras, consultoras... e tantas outras anônimas galgando os degraus da carreira... Cerveja há muito deixou de ser "coisa de homem". Aliás, se pensarmos na história da fabricação desta bebida, nunca foi coisa de homem... (mas isso é outro assunto ao qual certamente voltarei!).

De tanto ouvir em sua viagem a pergunta "Quantas mulheres cervejeiras existem?" a própria Teri fundou em abril deste ano The Pink Boots Society, durante a Craft Brewers Conference, em San Diego, California. Participaram 16 cervejeiras/donas de cervejarias (brewers/cellarwomen) e seis mulheres escritoras e jornalistas de cerveja. Na constituição da sociedade, ficou decidido que podem participar e votar mulheres que trabalham ou trabalharam na produção da cerveja no mundo inteiro! É impressionante a lista worldwide! A brasileira Cilene Saorin está lá!

E nesta sociedade encontrei também a jornalista americana especializada em cerveja (!) Carolyn Smagalski, que mantém uma das mais conceituadas e premiadas publicações eletrônicas norte-americanas sobre cerveja e sua fabricação, o site Bella On Line. Ela assina um artigo interessante, chamado “A Classic Beer Guide for Women” (“Um Guia Clássico de Cerveja para Mulheres”). Vale conferir.

No próximo post vou falar do produto nacional: as mulheres cervejeiras e "cervejófilas" brasileiras!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Anônimo disse...

Que maravilha, um trailler para tomar cerveja! Esta é uma boa alternativa para as novas leis de trânsito brasileiras. É só colocar uma chopeira na carroceria e pegar a estrada. Quando parar para tomar um chopp, é só aproveitar e dormir por alí mesmo. Melhor do que isso, é saber que a idéia partiu de uma mulher. Adorei!

COLDMIX disse...

Que pena que você não assinou seu nome... Anônimo ou Anônima...)Assim mesmo, obrigado pro compartilhar sua opinião!