quinta-feira, 24 de julho de 2008

Quanto demora para eliminar o álcool do organismo?

A médica fisiatra Júlia Greve, do Departamento de Álcool e Drogas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) tem sido exaustivamente requisitada pela mídia por conta da nova lei instantaneamente batizada de Lei Seca. Ela já deu diversas entrevistas. Finalmente, meu amigo o jornalista Diego Ramos conseguiu uma brecha na agenda dela e a entrevistou, a meu pedido, com exclusividade para nossos leitores e leitoras.

De acordo com a Dra. Júlia Greve, até mesmo durante a ressaca o bafômetro - apelido popular do etilômetro - é implacável e poderá registrar vestígios de álcool no corpo.

Como não é permitido o menor indício de álcool no organismo, para dirigir, é preciso ter em mente que uma bebida alcoólica demora cerca de seis horas para ser eliminada pelo organismo. O mais garantido é que, de uma maneira geral, o motorista só volte a dirigir depois de 24 horas da ingestão. “Se estiver de ressaca e com sintomas provocados pela grande quantidade de álcool consumida, o melhor é ficar em casa”, afirma a fisiatra. E eu completo: se precisar se deslocar, saia de carona ou táxi.

Dra. Greve deu uma dica específica sobre chopp: para aqueles que voltarão dirigindo, depois de um período longo em uma reunião onde todos estão tomando chopp, é possível beber um copo (apenas um), na primeira hora. Desde que acompanhado de bastante comida e outras bebidas não alcoólicas. “O segredo é não tomar de estômago vazio. O exame avalia a quantidade de álcool que está no organismo”, lembra Greve. O que não pode acontecer é a ingestão do chopp com menos de uma hora e meia antes de dirigir. Desta maneira, é claro que deixará rastro no exame.

Volto a recomendar: quem gosta de chopp, além de apreciar a bebida, com toda a certeza valoriza a convivência, a alegria e os amigos. Portanto, vamos preservar isso e exercer a solidariedade. Voto pela instituição da direção solidária: a cada encontro, uma alma caridosa é escolhida ou se oferece para abstinência (motorista de plantão). E os amigos, em agradecimento, pagam a conta de refrigerantes e água deste santo ou desta santa.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Efeitos ocasionados pelo excesso de álcool:

ATENÇÃO:
  • 0,2 a 0,3g/l (1 copo cerveja ou 1 cálice pequeno de vinho): as funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade é prejudicada.
  • 0,31 a 0,5g/l (2 copos cerveja ou 1 cálice grande de vinho): o grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensação de calma e satisfação.
  • 0,51 a 0,8g/l (3 ou 4 copos de cerveja ou 3 copos de vinho): reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade; superestimação das possibilidades e minimização de riscos; e tendência à agressividade.
  • 0,81 a 1,5g/l (grandes quantidades de bebida alcoólica): dificuldades de controlar automóveis; incapacidade de concentração e falhas de coordenação neuromuscular.
  • 1,51 a 2g/l (grandes quantidades de bebida alcoólica): embriaguez, torpor alcoólico, dupla visão.
  • 2,1 a 5g/l (grandes quantidades de bebida alcoólica): embriaguez profunda.
  • acima de 5g/l (grandes quantidades de bebida alcoólica): coma alcoólico.
Fonte: Detran

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

SAIBA MAIS:

Aproximadamente 90% do álcool é absorvido em 1 (uma) hora. O processo de absorção do álcool é relativamente rápido. O mesmo não ocorre com a eliminação, que demora de 6 a 8 horas e é feita através do fígado (90%), da respiração (8%) e da transpiração (2%).

Fonte: Detran

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, com estas informações, espero ajudar a manter em ordem o ritual do nosso maior prazer: o chopp!

Deixe seu depoimento e ajude a incrementar as informações sobre esta nova lei de trânsito e as soluções criativas que você conhece ou ajudou a encontrar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fontes: Site de notícias Ultimo Segundo, G1, Detran e ABRAMET
Pesquisa: Diego Ramos
Ediç
ão: Micheline Christophe

2 comentários:

COLDMIX disse...

Esse assunto de Lei Seca e fiscalização no Brasil está rendendo muito pano pra manga...quer dizer...muita pauta de notícias nos jornais vizinhos e nos nossos prórpios. Só este fim-de-semana, o principal jornal do Uruguai publicou uma grande reportagem com o título de "Acabou a festa" sobre o tema e aproveitou para contar como é lá. Vale a pena dar uma olhada em http://www.coldmix.com.br/chopeiras/pdf/artigos/LaLeySecaVistadesdeUruguai.pdf

E nesse domingo, no Jornal O Dia, foi realizado um teste com as cervejas sem álcool. A degustação foi feita por especialistas, entre os quais dois conhecidos deste blog, a mestre-cervejeira Katia Jorge, ex-Devassa, e o micro-cervejeiro e presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio de Janeiro, Leonardo Botto. Confira o resultado em http://odia.terra.com.br/rio/htm/quando_direcao_e_bebida_podem_combinar_188094.asp
Abraço e Saúde!

COLDMIX disse...

Em tempo: nos comentários não dá para ativar os links, então o jeito é copiar e colar no seu navegador!