domingo, 14 de junho de 2009

(Mais) Uma reflexão sobre os 120 anos de Brahma.

Após escrever o post sobre os 120 anos da Brahma fiquei pensando em sua trajetória, e nas marcas que ela foi deixando em nosso imaginário, através de sua estratégia de comunicação. Gosto muito de rever comerciais antigos.
Então, comecei a pesquisar sobre a propaganda da cervejaria, que até deu novo sentido ao número 1. Encontrei antigos comerciais de TV no YouTube, onde se pode acompanhar como as imagens da Brahma sempre mexeram conosco associando a cerveja a esporte, lazer e amigos.

Esta muito antiga, com o Luis Gustavo (o inesquecível ator de Beto Rockfeller) já passava a idéia de que não há nada melhor que relaxar tomando uma cervejinha... melhor até do que trabalhar (ainda bem que esta propaganda ficou no passado)! Veja abaixo:




Este comercial, abaixo, com o Antonio Fagundes e a Glória Pires é de 1986 e evoca a boa sensação de tomar uma cerveja e assistir a um jogo de futebol com os amigos, já associando estas duas atividades tão brasileiras:





Houve também comerciais controversos que encantaram crianças e adultos com seu humor, como este do siri:




E por fim, a Brahma vem desde 1994 usando o Ronaldo como porta-voz de sua marca. Esta foi a primeira vez:




Esta última ainda está passando na TV, porém com o final modificado (agora Ronaldo diz que é "guerreiro" e não mais diz ser "brahmeiro"):




Finalizo com o belo e pertinente filme da campanha de 120 anos da Brahma:




Saúde e até breve!
Jean-Claude

5 comentários:

cervejeiro tabajara disse...

Nossa parabens, a coisa esta ficando cada dia melhor..
Gostaria de informar que o artista que aparece na propaganda da Brahma, nao e o Antonio Fagundes..Pior que nao me lembro o nome do sujeito. Ele fazia um seriado nos anos 60 chamado "Beto Rockefeler". Tem aparecido em diversas novelas da Globo, como uma de nome "Sai de Baixo". Quem lembrar o nome nos ajude por favor, OK

COLDMIX disse...

Obrigado pelo elogio e pelo comentário sobre os atores. Aproveitei e melhorei as referências para não dar confusão: o Antonio Fagundes é o do comercial de baixo (o segundo). O ator de Beto Rockfeller chama-se Luis Gustavo, e protagoniza o primeiro comercial que diz que "mau humor faz mal à saúde". Valeu!
Jean

Grilao89 disse...

Mto bom! Ainda mais as raridades postadas no início. Não me lembrava do Ronaldo na Copa de 94. Sabia que ele tinha sido convocado, mas não lembro de nenhum jogo dele.

Abraços, ótimo blog o seu!

Franklin Moro disse...

Adorei, muito bom mesmo mas voces só postam essas coisas pra mim ficar babando mesmo né?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço a todos e continuem sempre assim.

Anônimo disse...

Muito interessante relembrar estas raridades. Os anuncios com o siri eram demais; muito bem bolados. Estão de parabens por nos proporcionar estas lembranças.
Muito obrigado.