segunda-feira, 9 de junho de 2008

Cerveja: bebida dos deuses, homenagem à Deusa Ceres

Você sabia que não só nós, os apreciadores de cerveja e chopp, acreditamos que a bebida é “dos deuses”, mas os romanos a batizaram em homenagem à sua deusa Ceres, da fertilidade e agricultura?

Pois é, depois de longos milênios desenvolvida e apreciada entre os povos do Oriente (Mesopotâmia e Egito), a cerveja se popularizou no mundo antigo graças à expansão do Império Romano, que a levou por toda parte onde ainda não era conhecida. Consta que o Imperador Júlio Cesar, depois de atravessar o Rubicão, em 49 a.C., comemorou em grande festa, com seus comandantes, onde a cerveja era a estrela entre as bebidas. Diz-se que Júlio César apresentou a bebida aos britânicos, que até então só tomavam leite e licor de mel (chamado hidromel).

Os gauleses (ancestrais dos franceses) também devem aos romanos ter sido apresentados a tão saborosa bebida fermentada da cevada, que conheciam por seu nome latino “cerevisia” ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, a deusa romana da agricultura e da fertilidade. Isso não é suposição, podemos retraçar a história da cerveja através do relato dos historiadores antigos, como Plínio e Catão, o Velho, que relata que a cerveja era a bebida nacional dos gauleses que “tomavam continuamente um vinho de cevada, capaz de gerar embriaguez”.

Vinho e cerveja disputavam a preferência dos romanos por alguns séculos. A cerveja era produzida onde não se conseguia produzir vinho. Mas, com o tempo e a expansão do Império, a cerveja passou a ser a bebida preferida, por todas as classes. Seu consumo era tão grande que data desta época uma das primeiras leis de que se tem notícia para regular o setor e controlar os preços, promulgada pelo Imperador Diocleciano. E esta legislação já distinguia as duas principais espécies da bebida: a cerveja clara e a escura.

Esta história continua até hoje: chopp claro ou escuro? Em tulipa ou caldereta?

Aguarde em breve dicas sobre o melhor copo para apreciar chopp e cerveja;

E por hoje uma dica dos mestres cervejeiros: se alguém quiser fazer charme com você e lhe oferecer um copo gelado para tomar sua cerveja ou chopp, recuse! O contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que diluirá a bebida e alterará seu sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Fonte de dados históricos: http://br.geocities.com/cervisiafilia/cervmundo.htm

Nenhum comentário: