terça-feira, 24 de junho de 2008

Chopp, Cervejas e Copos

É impressionante como o formato e o material do copo em que se saboreia um chopp ou uma cerveja fazem diferença na percepção do paladar e do aroma. Os nossos amigos enólogos e enófilos sabem disso há mais tempo do que nós, cervejeiros e cervejófilos.

A partir de uma conversa com meu amigo Jorge Brauniger, proprietário do excelente Biergarten localizado em Mury, o Braün & Bräun, onde ele aumenta cada vez mais as opções de cervejas disponíveis para degustação (eram 135 há dois anos, agora já são 230!), resolvi lhe encomendar um pequeno texto para apresentar aos leitores os diferentes copos que se podem usar para chopp e cervejas. E Jorge, que é tão detalhista, acabou me enviando uma verdadeira aula. Fiquei com pena de cortar pedaços, "editar" como se diz no jargão dos redatores. Por isso, ofereço-lhes na íntegra e em primeiríssima mão este excelente artigo de Jorge Brauniger: "Chopp, Cervejas e Copos". Acrescentei as imagens dos copos para ficar mais concreto.

---------------------------

"O ato de saborear uma cerveja (ou degustar, dependendo do grau de sofisticação desejado) pode parecer excessivamente simples para muitos, na medida em que tudo não precise ir além da compra de uma garrafa, do esforço mínimo para abri-la e de tomar o seu conteúdo.

Ocorre que, para um número cada vez maior de pessoas, este ato adquiriu o mesmo grau de complexidade atualmente atribuído à degustação de vinhos.

Isto se deve ao nível crescente de sofisticação que vem sendo acrescentado à produção da cerveja onde aspectos de tonalidade, aparência, aroma, sabor e densidade passaram a compor com grande relevância a confecção de choppes (para aderir à grafia da COLDMIX, de meu amigo Jean-Claude, autor deste blog) ou das suas filhas, as cervejas.

Assim, quase que em paralelo com a expansão dos níveis de produção e requinte no consumo dos vinhos, a variedade e a sofisticação também tocou o mundo das cervejas, que passaram a ocupar espaço num cenário que reflete as suas diferenças e reconhece suas características de produto igualmente refinado.

Como todo produto sofisticado, o simples ato de consumir uma cerveja, agora diferenciada, também teve que assumir ares de ritual, coerente, sobretudo com suas novas características e preços.

Neste bojo, foram desenvolvidos e amplamente difundidos copos especiais adequados aos principais tipos de cervejas, da mesma forma como foram adotados procedimentos para servir e tomar algumas como as Weinzenbier, as Bocks etc.

Talvez com menos complexidade, mas com igual objetividade, o mesmo acontece com o chopp, onde as alternativas de formato e tamanho do copo são muitas vezes determinadas por fatores como temperatura ambiente ou a rapidez com que se consome o produto. Quanto
mais quente a temperatura ambiente, mais indicada se torna a mini caldereta, vulgo garotinho, para muitos, já que a quantidade de líquido é menor e pode ser consumida antes que esquente. Os copos mais longos podem ser ideais para locais onde a temperatura não esteja tão quente ou quando o consumidor for do tipo mais sedento, ávido por volumes maiores deste líquido sempre precioso.

Assim, independente de estarmos falando de chopp ou de cerveja, alguns aspectos importantes relacionados com os copos não podem ser negligenciados, dentre eles, o preceito básico de que o copo esteja bem limpo, lavado com um bom detergente que não contenha gordura animal na sua composição, já que óleos e gorduras deixam resíduos que arruínam o corpo da cerveja. Os copos devem estar bem secos, e neste ponto abre-se uma grande divergência entre bons e sofisticados consumidores de cerveja. Trata-se do resfriamento dos copos colocando-os no freezer. Para alguns, este artifício é fantástico, enquanto que outros simplesmente o abominam sob a alegação de que esta prática faz com que os copos fiquem numa temperatura inferior à do líquido no momento em que este é colocado no copo resultando daí uma condensação indesejável, que pode interferir na estrutura da cerveja.

Vários formatos de copos servem diferentes tipos de cervejas, e, exatamente como ocorre no mundo dos vinhos onde existem taças para tintos, brancos, espumantes, licorosos etc., atualmente cada tipo de cerveja pede o seu copo adequado.

O mais utilizado é sem dúvida o Copo tipo Pilsner, aquele que serve os choppes claros ou as cervejas do tipo pilsen, mais conhecido, entretanto, como Tulipa, que permite a formação de um bom creme.

Para os choppes ou cervejas de trigo, (weizen ou witbier) os copos próprios em formato de vaso possibilitam um bom visual da bebida e o acompanhamento da expansão do creme.

Outros copos que vêm se tornando mais comuns, pois acompanham a expansão na oferta das cervejas importadas, sobretudo inglesas, são os cilíndricos conhecidos como Pint que comportam uma quantidade maior de líquido.

Taças tipo Flauta (ou flûte) usadas para servir espumantes ou champagnes, vêm sendo adotadas com muito sucesso para cervejas mais sofisticadas como algumas austríacas ou escuras alemãs.

O cálice de superfície ampla é muito usado com as trapistas belgas, sobretudo com algumas frutadas, pois mantêm o aroma e preservam o creme.

Já o copo conhecido como da Cerveja Bock e que lembra um copo de conhaque, tem um formato excelente para capturar os aromas das cervejas fortes".


-------------------------

Autor do texto Chopp, Cervejas e Copos: Jorge Brauniger, proprietário do Braün & Braün, Biergarten em Mury, RJ, onde se pode saborear 230 opções diferentes de cervejas, nacionais e importadas, inclusive artesanais e de micro-cervejarias.

Nenhum comentário: